Os veículos de comunicação interna vêm ocupando espaço cada vez maior nas empresas como um meio de manter o funcionário informado sobre tudo que acontece na organização. De notas sociais a questões econômicas, passando pelas campanhas de saúde e de educação básica, o objetivo maior das políticas de comunicação interna é despertar nos colaboradores o interesse pelos negócios da empresa e mantê-los informados sobre todos os passos e caminhos seguidos pela organização nesta fase de globalização. Formada em relações públicas, Cristiane Bragon de 35 anos, trabalha a 10 anos na Federação das Unimed’s e hoje atua como coordenadora do departamento de marketing da empresa que tem por objetivo "Uniformizar atitudes e conceitos, solidificando a imagem corporativa da empresa através do desenvolvimento do senso de comprometimento e proximidade com a organização, possibilitando que haja a comunicação direta entre os diversos níveis de comando.” disse.
Para o Rony Flores, gerente de projetos comunicativos “quando a empresa começa a perceber que seu diferencial são as pessoas, há uma preocupação com o desenvolvimento e o fortalecimento das relações entre elas”. Ele acredita que com o crescimento organizacional, atrelado à satisfação das pessoas no ambiente de trabalho, a criação de meios de comunicação começa a ser pensada de melhor forma. Para desenvolver os projetos, o departamento conta uma equipe composta por dois relações públicas, dois jornalistas, um publicitário e um estagiário de publicidade. Como recursos de comunicação interna, eles utilizam a Intranet, "pelo computador o funcionário pode acessar informações atualizadas sobre tudo o que acontece na empresa” ressalta Flores. Além disso, a empresa utiliza o mural e o jornal interno como ferramentas para difundir informações. Outros meios de comunicação também são utilizados pela empresa, como os vídeos de sensibilização para campanhas de saúde e educação feitas pela Unimed.
A política de comunicação interna tem se refletido em maior motivação, comprometimento pessoal e interação dos trabalhadores com os objetivos da organização, pois uma equipe desinformada e desconectada dos objetivos da empresa não consegue alcançar boa produtividade, e, saber quais são as necessidades e anseios do público-alvo é fator essencial na eficiência de qualquer veículo interno de comunicação.
Caroline Pereira
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Comunicação interna - Conheça-me ou te devoro.
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