quarta-feira, 12 de novembro de 2008

UMA SEMANA DE PURA COMUNICAÇÃO NA ESTÁCIO!!!


A Faculdade Estácio de Sá comemora o sucesso da primeira Semana de Comunicação.
Durante quatro dias, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e aprender com todos os profissionais de comunicação que por lá estiveram, contando suas experiências profissionais e relatos de cases de sucesso.
Os temas escolhidos para o evento foram diversificados, e no primeiro dia os palestrantes Itamar Mayrink e Márcio Álvares, puderam falar sobre os temas relacionados a “Convergência de Mídia,
Cross Mídia e Prosumer” .
Mas para falar de convergência da mídia, é preciso falar também de suas vertentes e cada um dos palestrantes trouxe esse esclarecimento durante o evento.
Essa tal convergência da mídia – como o próprio nome sugere – é fazer com que o consumidor saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção as novas mídias: internet, celular etc. Mas como fazer isso? Como chamar a atenção do consumidor se ele está a todo o momento sendo bombardeado de informação e propaganda? Esse é o desafio. Para Márcio Alves da Bh Tec, a comunicação tem que ser divertida, interativa para atrair o público. Estamos num momento onde a internet é considerada a corrida do ouro. Não sabemos onde o esse ouro (sucesso) está, mas é preciso correr atrás dele. Misturar é preciso, ressalta.
E com o advento da tecnologia, o consumidor fica na sala vendo TV, com o celular ligado ao lado e no colo um notebook. Enquanto ele assiste a um programa de TV, está ali, o tempo todo conectado, e de um comercial para outro sempre aproveita para mexer no celular, ou navegar em algum site. Aí, de repente, surge um comercial na TV com uma promoção que tem acesso pela web. Quando isso acontece, o recurso utilizado é o Cross mídia que, é a possibilidade de uma mesma campanha, empresa ou produto utilizar simultaneamente diferentes tipos de mídia: impressa, TV, rádio ou Internet. Interativo? Você não viu nada.
Mas o que é o Prosumer.? São consumidores atuando também como colaboradores para empresas no processo de criação de novos produtos ou de idéias que serão adquiridos por esses mesmo consumidores que também são chamados de “Consumidor 2.0″ , pois, se tratando de internet é preciso ousar.
E as empresas, é claro, se aproveitam de nossa mobilidade e sabem que o consumidor não é bobo.

Hoje fica difícil mesmo dizer quem é mais criativo no mundo cyber para conquistar o cliente.
E que vença o melhor. **

Nenhum comentário: