Os veículos de comunicação interna vêm ocupando espaço cada vez maior nas empresas como um meio de manter o funcionário informado sobre tudo que acontece na organização. De notas sociais a questões econômicas, passando pelas campanhas de saúde e de educação básica, o objetivo maior das políticas de comunicação interna é despertar nos colaboradores o interesse pelos negócios da empresa e mantê-los informados sobre todos os passos e caminhos seguidos pela organização nesta fase de globalização. Formada em relações públicas, Cristiane Bragon de 35 anos, trabalha a 10 anos na Federação das Unimed’s e hoje atua como coordenadora do departamento de marketing da empresa que tem por objetivo "Uniformizar atitudes e conceitos, solidificando a imagem corporativa da empresa através do desenvolvimento do senso de comprometimento e proximidade com a organização, possibilitando que haja a comunicação direta entre os diversos níveis de comando.” disse.
Para o Rony Flores, gerente de projetos comunicativos “quando a empresa começa a perceber que seu diferencial são as pessoas, há uma preocupação com o desenvolvimento e o fortalecimento das relações entre elas”. Ele acredita que com o crescimento organizacional, atrelado à satisfação das pessoas no ambiente de trabalho, a criação de meios de comunicação começa a ser pensada de melhor forma. Para desenvolver os projetos, o departamento conta uma equipe composta por dois relações públicas, dois jornalistas, um publicitário e um estagiário de publicidade. Como recursos de comunicação interna, eles utilizam a Intranet, "pelo computador o funcionário pode acessar informações atualizadas sobre tudo o que acontece na empresa” ressalta Flores. Além disso, a empresa utiliza o mural e o jornal interno como ferramentas para difundir informações. Outros meios de comunicação também são utilizados pela empresa, como os vídeos de sensibilização para campanhas de saúde e educação feitas pela Unimed.
A política de comunicação interna tem se refletido em maior motivação, comprometimento pessoal e interação dos trabalhadores com os objetivos da organização, pois uma equipe desinformada e desconectada dos objetivos da empresa não consegue alcançar boa produtividade, e, saber quais são as necessidades e anseios do público-alvo é fator essencial na eficiência de qualquer veículo interno de comunicação.
Caroline Pereira
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Comunicação interna - Conheça-me ou te devoro.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
UMA SEMANA DE PURA COMUNICAÇÃO NA ESTÁCIO!!!
A Faculdade Estácio de Sá comemora o sucesso da primeira Semana de Comunicação.
Durante quatro dias, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e aprender com todos os profissionais de comunicação que por lá estiveram, contando suas experiências profissionais e relatos de cases de sucesso.
Os temas escolhidos para o evento foram diversificados, e no primeiro dia os palestrantes Itamar Mayrink e Márcio Álvares, puderam falar sobre os temas relacionados a “Convergência de Mídia,Cross Mídia e Prosumer” .
Mas para falar de convergência da mídia, é preciso falar também de suas vertentes e cada um dos palestrantes trouxe esse esclarecimento durante o evento.
Essa tal convergência da mídia – como o próprio nome sugere – é fazer com que o consumidor saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção as novas mídias: internet, celular etc. Mas como fazer isso? Como chamar a atenção do consumidor se ele está a todo o momento sendo bombardeado de informação e propaganda? Esse é o desafio. Para Márcio Alves da Bh Tec, a comunicação tem que ser divertida, interativa para atrair o público. Estamos num momento onde a internet é considerada a corrida do ouro. Não sabemos onde o esse ouro (sucesso) está, mas é preciso correr atrás dele. Misturar é preciso, ressalta.
E com o advento da tecnologia, o consumidor fica na sala vendo TV, com o celular ligado ao lado e no colo um notebook. Enquanto ele assiste a um programa de TV, está ali, o tempo todo conectado, e de um comercial para outro sempre aproveita para mexer no celular, ou navegar em algum site. Aí, de repente, surge um comercial na TV com uma promoção que tem acesso pela web. Quando isso acontece, o recurso utilizado é o Cross mídia que, é a possibilidade de uma mesma campanha, empresa ou produto utilizar simultaneamente diferentes tipos de mídia: impressa, TV, rádio ou Internet. Interativo? Você não viu nada.
Mas o que é o Prosumer.? São consumidores atuando também como colaboradores para empresas no processo de criação de novos produtos ou de idéias que serão adquiridos por esses mesmo consumidores que também são chamados de “Consumidor 2.0″ , pois, se tratando de internet é preciso ousar.
E as empresas, é claro, se aproveitam de nossa mobilidade e sabem que o consumidor não é bobo.
Hoje fica difícil mesmo dizer quem é mais criativo no mundo cyber para conquistar o cliente.
E que vença o melhor. **